terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Caiu a ficha!

     Outro dia, pensando sobre a expressão "caiu a ficha", lembrei-me de sua origem e pensei: "Será que essa galerinha de hoje, os adolescentes, sabem de onde vem? Bem, os pais podem ter lhes dito, mas daqui a mais alguns anos, a próxima geração provavelmente não vai se lembrar. Hoje em dia todo mundo tem celular e telefone público passou a ser algo quase obsoleto. Nunca tínhamos um funcionando bem quando precisávamos mesmo. E, os de hoje são de cartão, não de ficha. Quando a ficha caía é que a gente podia falar ao telefone, daí a expressão. Mas eu me lembro muito mais dos momentos desesperadores como os em que o orelhão engolia a ficha e você não tinha mais nenhuma, justamente quando o telefonema era de grande importância.
    Daí fiquei pensando sobre a origem de outras expressões, como "fazer uma vaquinha". Será que as pessoas antigamente se juntavam para comprar uma vaca para que todos tivessem leite? Realmente não faço ideia. Não é da minha época. Talvez os mais velhos saibam...

Um comentário:

  1. É interessante pensar na origem dessas expressões, muitas que não fazem sentido pra nós hoje faziam na época em que foram criadas.

    Eu não sei se você ainda se lembra de mim, mas fui sua aluna no Fisk, meu nome é Nicole. Enfim, achei seu blog pelo orkut e vim visitar. Gostei bastante, estou seguindo! Se puder dê uma passada pelo meu também.

    Abraços!

    http://vivereler.blogspot.com/

    ResponderExcluir